quarta-feira, 12 de março de 2008

O Inicio do nosso agrupamento


O nosso agrupamento teve como impulsionador inicial o Padre Pedro Hoca. Ao chegar a nossa freguesia deparou-se com uma grande população de crianças e jovens ávidos por descobrir coisas novas. Depois de ter contactado com a D. Clara Pais, surgiu a ideia de criar um agrupamento de escuteiros.

Foi feito o apelo na igreja par iniciar a formação de dirigentes.
Esta começou em Novembro com a frequência no CI (Curso de Introdução ao Escutismo) por parte dos candidatos, Carla Cabete, Elisa Silva, Eunice Cabete, Fátima Silva, Isabel Silva, Márcio Santos, Marta Paes e Pedro Dias.

Dado que a nossa paroquia se encontra em obras de grande vulto na Igreja Matriz e não nós pode oferecer a nossa formação, metemos mãos à obra e pés ao caminho e arranjamos o dinheiro necessário através de vendas na porta da igreja, na feira de tudo o que pudéssemos arranjar, cantamos a janeiras na casa das pessoas e assim conseguimos o dinheiro necessário.
Em Dezembro frequentamos o 7º curso ARCNEC (assistência Regional do CNE Coimbra), já sem a Elisa Alves que seguiu o rumo do caminheirismo.


Iniciamos posteriormente o 47º CIP (curso de Iniciação Pedagógica) que irá decorrer até Junho.

Contamos também com a colaboração da nossa Junta de Freguesia, nomeadamente na cedência da Escola Primária da Esperança, que havia sido desactivada no ano de 2006. è aí que funciona a nossa sede.

No dia 18 de Novembro de 2007 houve a 1º reunião entre candidatos a dirigentes e a Junta Regional de Coimbra, contamos com a presença dos Chefes Vítor Fernandes e Octávio Neves.

Foi publicado nos actos oficiais, Ordem de Serviço Regional 01/2008 da Junta Regional de Coimbra a nossa iniciação no dia 18 de Dezembro de 2007 ao movimento escutista.
Embora as nossas actividades só tenham começado a 19 de Janeiro de 2008. Começamos com 9 aspirantes a lobitos, 8 aspirantes a exploradores, 8 aspirantes a pioneiros e 1 aspirante a caminheiro.

Tivemos o apoio dos agrupamentos 1215 Tavarede e também a ajuda incondicional do agrupamento em formação de Vila Verde

E assim começamos este projecto de vida

Sem comentários: